Apoios Sociais no Domicílio

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: AF14
Sigla: ASD
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPSFC 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Marta Patricia Arguello Arguello
Corpo docente: Marta Patricia Arguello Arguello

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular prevê a apropriação de conhecimentos específicos sobre os serviços de apoio de proximidade nas suas várias respostas sociais e dirigidos a vários públicos. Privilegiará o conhecimento em contexto, ou seja, um contacto próximo com os serviços, técnicos e beneficiários dos serviços de apoio no domicílio.
Pretende ainda a promoção da reflexão critica sobre a realidade e as aprendizagens realizadas ao longo do processo formativo.
Neste sentido definiram-se os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Conhecer a diversidade de serviços de proximidade que implicam apoio no domicílio e a diversidade de tarefas implicadas
2. Compreender as razões que fizeram emergir os serviços de apoio ao domicílio
3. Conhecer as várias respostas sociais de apoio ao domicílio
3. Perceber os apoios domiciliário em função das necessidades de diferentes sectores da população (crianças, jovens e adultos com necessidades específicas, idosos).
4. Perceber a especificidade da relação interpessoal que se estabelece no domicílio e a sua natureza individualizada
5. Dominar técnicas específicas de apoio a determinadas necessidades e sectores da população
6. Saber organizar um plano de atividades de promoção e apoio ao desenvolvimento das competências pessoais.
7. Dimensão ética e deontológica nos serviços de apoio ao domicilio

Conteúdos programáticos

1. As respostas sociais existentes em Portugal
1.1. Abordagem geral e enquadramento legal

2. Os serviços sociais de proximidade
2.1. Abordagem geral e enquadramento legal

3. Os serviços de apoio no domicílio
3.1 A visita domiciliaria como instrumento de intervenção.
3.2 Apoio domiciliário e qualidade

4. O envolvimento da população-sujeito nos serviços de apoio ao domicílio

5. O papel do cuidador formal e informal nos serviços de apoio ao domicílio

6. O papel da família nos serviços de apoio ao domicílio


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos foram elaborados em estreita ligação com os objetivos do programa permitindo a aquisição de conhecimentos e competências na área específica dos apoios ao domicílio.
De referir que esta unidade curricular e os respetivos conteúdos se articulam com os objetivos gerais do CTeSP em que se insere.

Metodologias de ensino

- Análise documental e produção escrita de pequenos textos;
- Visitas a serviços de proximidade com respostas de apoio ao domicílio;
- Discussão/Debates em pequeno e grande grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino aplicadas centrar-se-ão na estreita articulação com o contexto por se considerar que a apropriação dos conteúdos será facilitada pelo conhecimento in loco dos mesmos.
Esta articulação será devidamente sustentada por todo o enquadramento teórico e legal sobre a matéria.

Metodologia e provas de avaliação

• Trabalhos realizados em contexto de aula ( individual) (40%):
- Duas reflexões críticas sobre os Seminários/filmes apresentados e elaboração de uma reflexão individual.
• Trabalho de Grupo (três elementos) avaliação partilhada com as UC ‘s Projeto Social de Vida /Apoios
Sociais no domiciliário - Elaboração o de um projeto pessoal de Vida: planificação de uma
intervenção em contexto domiciliário (60%).

Para obter aprovação na unidade curricular, o(a) estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade avaliativa. Esta classificação corresponde à classificação final obtida na Unidade Curricular em época de avaliação contínua. No caso de o(a) estudante não ter obtido classificação superior a 9,5 valores na atividade realizada em avaliação contínua, em época de exame tem que submeter novo Projeto Pessoal de Vida.




Regime de assiduidade

Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UCs, no caso deste TESP define-se como 75% de presenças nas aulas de aplicação, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

Amaro, S.(;Visita Domiciliaria – Teoria e prática. , Porto Editora, 2015
Banks, S., Nøhr (coord).;Ética Prática para os Profissionais do Trabalho Social, Porto Editora, 2008
Site da Segurança Social (http://www.seg-social.pt)
Engenheiro, S. ;Apoio Domiciliário e Qualidade: Um Estudo de Caso. , Não Publicado, 2008 ((Dissertação de Mestrado em Política Social). Universidade Técnica de Lisboa)
Canário, R. ;Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal, Conselho Nacional de Educação., 2007
Carvalho, M.,I.( Coord.) ;Serviço social com famílias. , Edição Pactor, 2015
Eusébio, M.,J.; Desafios a pensar na família. , Universidade Católica Editora, 2014
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